sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

VINHO DE "LARANJA" FEITO EM CASA







VINHO DE LARANJA CASEIRO

 
A receita é bastante simples. Para fabricar o chamado "vinho" de laranja caseiro são necessários 3 litros de suco de laranja e 1 quilo de açúcar. O suco deve ser coado em uma peneira de plástico. Em seguida, após a adição de açúcar, é necessário colocá-lo em um recipiente de plástico ou madeira e cobrir com um pano limpo. O suco permanecerá em repouso por 40 dias. Assim que aparecer uma espuma branca, deve-se tirá-la com cuidado, para não misturar no suco. O procedimento deve ser feito sempre que a espuma se formar. Depois de 50 dias, deve-se coar, utilizando-se um coador de pano e filtrar em filtro  de papel. O passo seguinte é engarrafar o vinho, tendo o cuidado de não misturar no novo recipiente o que ficou depositado no fundo. Após tampar e etiquetar, é necessário deixar o vinho de laranja envelhecer por, no mínimo, 1 meses.

VINHO FEITO EM CASA



             INGREDIENTES

         1 K UVA ROSADA
         OPCIONAL :    DE 30 á 50 gramas de açúcar


           MODO DE PREPARO

        Retire 1 K de  uvas do cacho, jogando fora quaisquer que não estejam maduras ou estejam estragadas., depois de lavar  as mãos, e certificar-se de que removeu todo o sabonete, esmiga-lhe as uvas numa grande bacia com sua mãos. Não adicione água. 
  


       Derrame a massa resultante — casca, sementes, polpa, sumo e tudo — numa garrafa de boca larga. (É o vinho seco, caso deseje o vinho suave , adicione  de  30g à 50g de açúcar E MISTURE.) 
    Coloque um saco de plástico sobre a boca da garrafa prenda-o firmemente ao gargalo com um  elástico.  Coloque a garrafa onde a temperatura permaneça entre 15,5 grau, e 26,6 graus centígrados, 23,8 graus C sendo a mais favorável.



       Com o tempo, começam a formar-se bolhas que, gradualmente, irão chegar à superfície da massa. As bolhas são evidência da fermentação. O sumo assumirá gradualmente sua cor caraterística. Talvez se forme, na superfície da massa, uma substância esbranquiçada. Não se preocupe com ela. Tudo está bem.
       Depois de 2  semanas, devia cessar a formação de bolhas. Agora pode abrir a garrafa e derramar o sumo numa grande bacia, filtrando-o por meio de um pano limpo. Esprema da massa o restante do líquido filtrado pelo pano. Agora coloque o vinho numa garrafa. Ainda será denso e conterá partículas. No entanto, poderia ser usado nessa ocasião, se necessário; Melhorará com o envelhecimento. 
             Assim, ponha de lado a garrafa bem fechada. Quanto mais envelhecer, tanto mais as partículas se depositarão no fundo.   Em 1 mês, o vinho deveria ter clareado consideravelmente. O sabor deve ter melhorado, e o vinho deve ter boa aparência. Mas, tome cuidado; se o vinho continuar a fermentar, a garrafa talvez estoure.           Se elas  ainda estiverem com espuma    continue  filtrando até que  fique  limpido , transparente......Ah  não se preocupe em abrir a garrafa e fazer de novo a clarificação(PASSAR POR FILTRO DE PAPEL),  quando  cessar completamente a fermentação estará  pronto para o descanso. que é de no minimo 1 mes...Isto acentuará  o sabor e a cor      O vinho está pronto para ser então escoado  para outra garrafa,     derramando o líquido com cuidado, sem passar a "borra" que se deposita no fundo da garrafa.    
      Este vinho feito em casa, um vinho seco, é conserconservado melhor sob refrigeração. Se não dispuser de um  refrigerador, certifique-se de selar bem a garrafa. 

     NOTA:
          NA PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO, AO COLOCAR AS UVAS AMASSADAS NA GARRAFA,  ALGUMAS PESSOAS ACRESCENTAM   5%  DO PESO DA UVA EM AÇÚCAR.
          EX: 100 K UVA _____      5 K AÇÚCAR
                   10 K UVA _____500 mg AÇÚCAR
                     1 K UVA______ 50 mg AÇÚCAR
          ALÉM DE AJUDAR NA FERMENTAÇÃO TORNA O SABOR MAIS AGRADÁVEL.


          Espumantes terão que ser envasadas,  antes que acabe o processo de ebolição,   filtrar bem  e  colocar rolha  com arame senão elas estouram e leve a geladeira e esqueça ela  lá por 3  meses. 

TOMATES SECOS



        Corte -os ao meio tire as sementes coloque um pouquinho de açucar e leve ao forno virados para cima asse por 30 minutos.

        Vire e asse por mais 30 minutos. 

        Vire novamente por mais 30 minutos.
       Faça duas formas grandes de cada vez,

depois coloque em um vidro cubra com azeite, oregano, azeitonas pretas e sal e leve a geladeira em vidro fechado.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

CERVEJA (100 % MALTE PILSEN)



COMO FAZER 25 LITROS DE CERVEJA PALE ALE (100% MALTE PILSEN)

Esta forma de preparo é uma receita já muito utilizada por diversos iniciantes na fabricação de cerveja. Ela foi testada e aprovada por diversas pessoas, portanto é uma forma mais garantida de começar. Com o tempo, você mesmo vai alterar alguma coisa ou incorporar outros conhecimentos adquiridos com suas leituras adicionais.
Se você é daquelas pessoas que já pesquisaram muitas maneiras de fazer cerveja, com certeza algumas coisas que você verá aqui podem ser diferentes do que está escrito. Ressaltamos que é muito importante seguir as temperaturas e os tempos de cada parte do processo. Isso vai garantir o sucesso da sua primeira cerveja.
Você pode divulgar este método em outros sites, porém pedimos que sempre indiquem a origem dela.
A lista de equipamentos pode ser vista aqui;

INGREDIENTES


MALTE OBS
Malte Pilsen 5,0 Kg


Lúpulo Variedade MT Hood 4,6% Acido Alfa 35 g


Água para adicionar o malte 18 L


Água para Extração do Extrato Residual 18 L


Fermento Alta Fermentação cepa S-04 sachet
(Prepare o fermento conforme instrução que acompanha embalagem na compra.)
11,5g

PREPARAÇÃO


  1. Moer os 5,0 kg de Malte. (Para tanto utilizar um moinho de disco, ou preferencialmente moinho de rolo recartilhado.)OU MOEDOR MANUAL / ELÉTRICO DE CARNE.
  2. Pesar 35 g de Lúpulo.

  1. Aquecer 18 litros de água até 68ºC em uma panela de inox ou alumínio.
  2. Preparar mais 18 litros de água em outra panela. Aquecer a mesma até 76ºC.

PROCESSO

A . MOSTURAÇÃO

COMO_FAZER_2
  1. Adicionar o malte moído lentamente aos 18 litros de água a 68ºC agitando com uma colher de polietileno (não deixar formar grumos).
  2. No final a temperatura deve ficar próximo aos 65ºC.POR 1 HORA +/-.
  3. Descansar esta mistura durante 80 minutos com a panela tapada.
  1. (Se a temperatura baixar para 63ºC aquecer com uma boca do fogão, no fogo baixo, até a temperatura atingir os 65ºC-66ºC novamente.)
  2. (Toda a vez que se aquecer a mistura deve-se agitá-la, para obter uma leitura mais precisa no termômetro. Atingindo a temperatura, desligue novamente o fogo.)
  3. Após estes 80 minutos elevar a temperatura para 75ºC em 5 minutos sempre agitando com a colher. Não suba bruscamente a temperatura, vá fazendo com que ela atinja o novo patamar no tempo certo.


  1. Após 80 minutos elevar a temperatura para 76ºC em 5 minutos sempre agitando com a colher.
  2. Em 76ºC deixar descansando mais 10 minutos com a panela tampada.

B. FILTRAÇÃO


  1. Passar a Mostura (malte + Água) através de um Saco Branco Duplo (sacos de açucar que se utiliza para fazer pano de prato). Este saco deve estar bem limpo e esterilizado com água quente.
  2. Aqui poderá ser utilizada também uma PENEIRA GRANDE .
  3. Após ter filtrado o primeiro mosto, adicionar 18 litros de água a 76°C para extração do extrato residual sobre o malte moído que ficou retido no saco OU PENEIRA.
  4. Misturar tudo com o primeiro mosto.
  5. O volume final deverá ficar com uma densidade em torno de 1.044.

C . FERVURA DO MOSTO

  1. Levar o mosto "filtrado" a Fervura intensa em uma panela. (Pode ser a mesma utilizada na Mostura Inicial.)
  2. Quando iniciar a fervura adicionar o lúpulo.

  3. Ferver sempre intensamente durante os 90 Minutos.
  4. Após desligar o fogo verificar o volume do mosto na panela e determinar a densidade que devera ser em torno de 1,050.
  5. Após as medições de densidade e volume com auxilio da colher provocar uma agitação no mosto como se dissolve o açúcar na xícara de chá. Com boa intensidade até formar uma rede-moinho.
  6. Deixar descansar por 20 Minutos (Panela Tampada).
  7. Passar o mosto fervido de uma panela para outra ou direto para o fermentador começando a RETIRAR  o mosto que está no nível superior da panela.
  8. No final vai ficar uma borra (trub) no fundo da panela que não deve ser RETIRada, e sim descartada. Se a agitação foi bem feita a borra deve ficar aglomerada no centro do fundo da panela.
COMO_FAZER_3

D . RESFRIAMENTO

  1. O mosto límpido retirado por cima, deve ser resfriado através do sistema “Banho Maria” até uma temperatura de ca. 20 a 23ºC. Utilizar gelo para o resfriamento ser mais rápido.
  2. Obs. Poderá ser utilizado aqui também o sistema de resfriamento com serpentina.
  3. Quando estiver se aproximando a temperatura desejada, agitar bem com uma colher esterelizada para oxigenar o mosto.
  4. Adicionar o fermento preparado conforme instrução no recipiente que será utilizado para fermentar, e derramar o mosto resfriado sobre ele. Caso já tenha colocado o mosto já no fermentador adicionar o fermento por cima e homogenizar mosto + fermento.

E . FERMENTAÇÃO:

  1. O fermentador poderá ser um recipiente (bombona) de água mineral ou com balde plástico alimentício com tampa.
  2. Colocar uma tampa no fermentador e lacrar bem, no centro desta tampa fazer um furo justo para encaixar uma mangueira plástica fina, a outra extremidade colocar dentro de uma garrafa transparente com água ou álcool.
  3. (Outra opção é colocar um Airlock)
  4. As borbulhas que irão se formar nesta garrafa indicarão que a cerveja esta fermentando.
  5. O fermentador deverá ficar posicionado num lugar onde a temperatura ambiente seja em torno de 20 a 23ºC.
  6. Este tempo de fermentação normalmente é de 2 a 3 dias.
  7. Outra forma de saber se a fermentação chega ao fim é determinando a densidade que deverá ficar em torno de 1,010.
  8. Com temperaturas mais baixas o tempo de fermentação poderá levar mais dias.

F . MATURAÇÃO:

A maturação da cerveja pode ser feita de duas formas.

Na garrafa:

  1. Procedimento igual ao Barril utiliza-se garrafas de vidro tipo as garrafas normais para cerveja com bocal para rolha metálica. (Garrafas Long Neck, Patrícia). Tudo deve estar previamente bem lavado e esterelizado.
  2. Em cada 1 litro de cerveja colocar 5 gramas de açúcar.
  3. Extrair cerveja do fermentador novamente com mangueira pelo sistema sifão.
  4. Se o fermentador tiver uma torneira adaptar uma mangueira (previamente limpa e esterilizada) na saída da torneira.
  5. Colocar uma pequena quantidade e agitar para dissolver o açúcar, completar com cerveja até o nível. A mangueira deve ir até o fundo da garrafa para evitar espuma. Tampar bem as garrafas.
  6. Manter as garrafas na temperatura ambiente 20 ºC a 23 ºC até a garrafa piloto atingir uma pressão de 2,0 a 2,5Kg/ cm². Só então colocar as garrafas na geladeira a uma temperatura de 5ºC a 8 ºC durante 10 a 15 dias.
  7. A cerveja estará pronta para ser consumida.

CERVEJA CASEIRA - CERVEJA SEM ALCOOL



  • 50 g de lúpulos
  • 3 kg de açúcar
  • 25 litros de água mineral
  • 1 tablete de fermento biológico

Modo de Preparo


1.Ferva em uma panela com 1 litro de água o lúpulos e 1 kg de açúcar
2.Após iniciar a fervura, abaixar o fogo e ferver por mais 10 minutos somente
3.Acrescentar ao restante da água mineral que deve estar em um tambor plástico próprio para cozinha e com tampa, reservar
4.Caramelizar o restante do açúcar até obter a cor desejada
5.Acrescente um pouco de água fervida para formar uma calda e misturar no tambor ao restante dos ingredientes
6.Em seguida esfarelar o fermento e acrescentar ao líquido
7.Mexer bem e deixar repousar por 24 horas, antes de engarrafar
8.Para engarrafar deve higienizar garrafas pet ou outras que desejar
9.Peneirar com um pano higienizado e com auxilio de uma funil inicie o processo de engarrafamento
10.Após engarrafar deixar fora da geladeira por 3 dias antes de colocar para gelar
11.Aguardar uma semana para saborear




terça-feira, 4 de janeiro de 2011

SARDINHA EM CONSERVA


Ingredientes

2 Kg de sardinha 
Sal e pimenta-do-reino
1 xícara de chá de AZEITE
1/2 xícara de chá de VINAGRE 
1 COLHER DE SOPA RASA DE COLORAL OU AÇAFRÃO
1 CEBOLA EM RODELAS
1 FOLHA DE LOURO
1 DENTE DE ALHO PICADO TAMANHO GRANDE


 

Modo de Preparo



    Retire as escamas e corte as cabeças  
das sardinhas. Faça um corte na barriga 
suficiente para retirar as vísceras. 
Lave-as muito bem e as deixe escorrer. 
Tempere com sal e pimenta.
    COLOQUE EM UMA PANELA DE PRESSÃO O 
AZEITE, O VINAGRE, O COLORAL, O SAL, LOGO
 EM SEGUIDA AS CAMADAS DE SARDINHAS 
ALTERNANDO COM AS RODELAS DE CEBOLA E POR
ÚLTIMO O ALHO.
    TAMPE A PANELA DE PRESSÃO E AO 
INICIAR  A FERVURA DEIXE EM FOGO BAIXO POR 
+/- 15 MINUTOS.
     
     
    NOTA:
      CONSERVE EM GELADEIRA.
 
 

 
 
  
  

AMENDOIM JAPONÊS

ingredientes 

Primeira calda:

  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa rasa) de sal
  • 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado
  • 1kg de amendoim cru com casca vermelha
  • 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
  • Segunda calda:
  • 1/2 copo (tipo americano) de molho de soja light (molho shoyu)
  • 1/3 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • ½ colher (sopa) de manteiga
  • ½ colher (chá) de glutamato monossódico
  • ½ colher (chá) de sal


Modo de Prepaparo

calda

  1. Numa tigela coloque a água, o sal, o bicarbonato de sódio e o açúcar refinado e misture bem
  2. Reserve.
  3.  
  4.  
  5. Amendoim:
  6.  
  7. Numa assadeira grande coloque o amendoim cru com casca vermelha e umedeça aos poucos com calda (reservada acima) até que fiquem bem úmidos
  8. Polvilhe aos poucos a farinha de trigo sobre os amendoins, coloque-os numa peneira e balance a peneira até retirar o excesso de farinha
  9. Repita este processo por mais 3 vezes (total de 4).
  10. Numa outra assadeira coloque os amendoins bem espalhados, leve ao forno moderado, preaquecido a 250°C até secar (cerca de 25 minutos), mexendo de vez em quando, para secar todos os lados
  11. Retire do forno, quando estiver levemente dourado e crocante
  12. Reserve.
  13.  
  14.  
  15. Segunda calda:
  16.  
  17. Numa panela coloque o molho de soja light, a água, o açúcar, a manteiga, o glutamato monossódico e o sal e misture bem
  18. Leve ao fogo até ferver
  19. Coloque os amendoins (encapados e torrados) na panela misture e deixe no fogo até secar o fundo da panela
  20. Coloque os amendoins novamente na assadeira e espalhe bem
  21. Leve ao forno para secar, mexendo de vez em quando para secar por igual (cerca de 10 minutos)
  22. Retire do forno, espere esfriar e sirva 

  1.  
  2. NOTA
  3.     Guardar em saco ou potes hermeticamente fechados.
  4.       Para dar cor aos amendoins, substitua o molho de soja (shoyo) por:
  5.       -Amarelo: 1 colher (café) cheia de açafrão com 2 colheres (café) cheia de curry
  6.       -Vermelho: 2 colheres (café) cheia de colorau e 1 colher (café) de pimenta caiena
  7.       -Verde: bata no liquidificador 1 xícara (chá) de água com ½ maço de salsinha e utilize 1/3 de xícara (chá) de água //Receita exibida em 30/07/10 no programa Mais Você na Rede Globo

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

MILHOPAN

INGREDIENTES

 2 XÍCARAS DE FUBÁ
 4 XÍCARAS DE ÁGUA
 500 GRAMAS DE POLVILHO AZEDO
  SAL
 ÓLEO PARA FRITAR
  


 MODO DE PREPARO

      LEVE AO FOGO O FUBÁ COM A ÁGUA,  ATÉ ENGROSSAR, TIRE DO FOGO DEIXE AMORNAR E ACRESCENTE O POLVILHO AZEDO E MISTURE BEM.   
      DEIXE AMORNAR E FAÇA ROLOS DE MASSA DE  3 CENTÍMETROS  POR 15 CENTÍMETROS.   FERVA  ÁGUA E COLOQUE ESTES ROLOS DE MASSA E AO LEVANTAR FERVURA DEIXE POR MAIS 5 MINUTOS.   COLOQUE EM UM PANO DE PRATO POLVILHADO COM FUBÁ PARA NÃO GRUDAR E DEIXE DE  4 À 24  HORAS  PARA SECAR VIRANDO AS VEZES.( NA GELADEIRA ).     CORTE ENTÃO EM RODELAS FINAS E ESPALHE PELO PANO DE PRATO, ALGUMAS PESSOAS COLOCAM NO SOL POR  +/- 3 HORAS, OU TERMINAM DE SECAR EM FORNO   , FRITE O MILHOPAN EM ÓLEO QUENTE.   AO CRESCER  RETIRE E ESCORRA E COLOQUE SAL.


 NOTA:
       GUARDE EM VIDRO FECHADO FRITO OU NÃO.  
       SE DESEJAR ACRESCENTE 6 COLHERES DE QUEIJO RALADO JUNTO COM O POLVILHO.

 

CAPUCCINO DIET


 INGREDIENTES


 1 LATA DE LEITE EM PÓ INSTANTÂNEO (DESNATADO OU INTEGRAL)
 1 VIDRO DE ADOÇANTE TAL E QUAL OU AÇÚCAR
 6 COLHERES DE SOPA DE CHOCOLATE EM PÓ
 100 GRAMAS DE CAFÉ SOLÚVEL
 1 COLHER DE CHÁ DE CANELA EM PÓ
 1 COLHER DE CHÁ DE BICARBONATO SÓDIO
  


 MODO DE PREPARO

       MISTURE TUDO E PASSE PELA PENEIRA POR 3 VEZES.
       GUARDE EM POTE DE VIDRO COM TAMPA NA GELADEIRA.


        NOTA:

              COLOQUE 1 OU2 COLHERES EM 1 COPO DE LEITE OU NO CAFÉ QUENTE. 
   


 

CASQUINHA DE SORVETE



 INGREDIENTES
  
 4 COLHERES RASAS DE GLUCOSE DE MILHO
 50 GRAMAS DE MARGARINA SEM SAL
 100 GRAMAS DE AÇÚCAR 
 100 GRAMAS DE FARINHA DE TRIGO


 MODO DE PREPARO

        MISTURE  EM UMA PANELA A GLUCOSE, A MARGARINA, O AÇÚCAR AQUEÇA  ATÉ DERETER  E CONTINUE MISTURANDO  (FICA CREMOSO) , RETIRE DO FOGO E JUNTE A FARINHA DE TRIGO  , MISTURE ESPERE ESFRIAR UM POUCO.    COLOQUE EM UM MOLDE DE SUA PREFERÊNCIA APÓS ESTICAR A MASSA  (EX.COPO PEQUENO DE VIDRO) UNTADO COM ÓLEO E LEVE AO FORNO PRÉ AQUECIDO ATÉ DOURAR (3 MINUTOS)
   RETIRE DA FORMA AINDA QUENTE COM ESPÁTULA  E COLOQUE A MASSA EM UM MOLDE EX: PIREX PEQUENO , E APERTE COM UM PANO ATÉ ESFRIAR E FICAR NO FORMATO.
     CASO QUEBRE , RETORNE A MASSA PARA O FORNO QUENTE E REMODELE NOVAMENTE.


 NOTA:
       ASSE EM POUCA QUANTIDADE POR VEZ.  ESCOLHA  MOLDE DE SUA PREFERÊNCIA EX: MOLDE DO CANUDINHO DE CÔCO .