Aqui você encontrará os segredos de alimentos industriais O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE BLOG É DE POSSIBILITAR A QUALQUER PESSOA A PRODUÇÃO CASEIRA DE ALIMENTOS DE SUA PREFERÊNCIA SEM A PRESENÇA DE CONSERVANTES E COM A SUA LIVRE ESCOLHA DE PRODUTOS FRESCOS E SAUDÁVEIS. "A SAÚDE É O OBJETIVO ATUAL DE TODOS OS QUE POSSUEM O PODER DE ESCOLHA".
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
VINHO DE "LARANJA" FEITO EM CASA
VINHO DE LARANJA CASEIRO
A receita é bastante simples. Para fabricar o chamado "vinho" de laranja caseiro são necessários 3 litros de suco de laranja e 1 quilo de açúcar. O suco deve ser coado em uma peneira de plástico. Em seguida, após a adição de açúcar, é necessário colocá-lo em um recipiente de plástico ou madeira e cobrir com um pano limpo. O suco permanecerá em repouso por 40 dias. Assim que aparecer uma espuma branca, deve-se tirá-la com cuidado, para não misturar no suco. O procedimento deve ser feito sempre que a espuma se formar. Depois de 50 dias, deve-se coar, utilizando-se um coador de pano e filtrar em filtro de papel. O passo seguinte é engarrafar o vinho, tendo o cuidado de não misturar no novo recipiente o que ficou depositado no fundo. Após tampar e etiquetar, é necessário deixar o vinho de laranja envelhecer por, no mínimo, 1 meses.
VINHO FEITO EM CASA

INGREDIENTES
1 K UVA ROSADA
OPCIONAL : DE 30 á 50 gramas de açúcar
MODO DE PREPARO
Retire 1 K de uvas do cacho, jogando fora quaisquer que não estejam maduras ou estejam estragadas., depois de lavar as mãos, e certificar-se de que removeu todo o sabonete, esmiga-lhe as uvas numa grande bacia com sua mãos. Não adicione água.
Derrame a massa resultante — casca, sementes, polpa, sumo e tudo — numa garrafa de boca larga. (É o vinho seco, caso deseje o vinho suave , adicione de 30g à 50g de açúcar E MISTURE.)
Coloque um saco de plástico sobre a boca da garrafa prenda-o firmemente ao gargalo com um elástico. Coloque a garrafa onde a temperatura permaneça entre 15,5 grau, e 26,6 graus centígrados, 23,8 graus C sendo a mais favorável.
Depois de 2 semanas, devia cessar a formação de bolhas. Agora pode abrir a garrafa e derramar o sumo numa grande bacia, filtrando-o por meio de um pano limpo. Esprema da massa o restante do líquido filtrado pelo pano. Agora coloque o vinho numa garrafa. Ainda será denso e conterá partículas. No entanto, poderia ser usado nessa ocasião, se necessário; Melhorará com o envelhecimento.
Assim, ponha de lado a garrafa bem fechada. Quanto mais envelhecer, tanto mais as partículas se depositarão no fundo. Em 1 mês, o vinho deveria ter clareado consideravelmente. O sabor deve ter melhorado, e o vinho deve ter boa aparência. Mas, tome cuidado; se o vinho continuar a fermentar, a garrafa talvez estoure. Se elas ainda estiverem com espuma continue filtrando até que fique limpido , transparente......Ah não se preocupe em abrir a garrafa e fazer de novo a clarificação(PASSAR POR FILTRO DE PAPEL), quando cessar completamente a fermentação estará pronto para o descanso. que é de no minimo 1 mes...Isto acentuará o sabor e a cor O vinho está pronto para ser então escoado para outra garrafa, derramando o líquido com cuidado, sem passar a "borra" que se deposita no fundo da garrafa.
Este vinho feito em casa, um vinho seco, é conserconservado melhor sob refrigeração. Se não dispuser de um refrigerador, certifique-se de selar bem a garrafa.
NOTA:
NA PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO, AO COLOCAR AS UVAS AMASSADAS NA GARRAFA, ALGUMAS PESSOAS ACRESCENTAM 5% DO PESO DA UVA EM AÇÚCAR.
EX: 100 K UVA _____ 5 K AÇÚCAR
10 K UVA _____500 mg AÇÚCAR
1 K UVA______ 50 mg AÇÚCAR
ALÉM DE AJUDAR NA FERMENTAÇÃO TORNA O SABOR MAIS AGRADÁVEL.
Espumantes terão que ser envasadas, antes que acabe o processo de ebolição, filtrar bem e colocar rolha com arame senão elas estouram e leve a geladeira e esqueça ela lá por 3 meses.
TOMATES SECOS
Corte -os ao meio tire as sementes coloque um pouquinho de açucar e leve ao forno virados para cima asse por 30 minutos.

Vire e asse por mais 30 minutos.

Vire novamente por mais 30 minutos.

Faça duas formas grandes de cada vez,

depois coloque em um vidro cubra com azeite, oregano, azeitonas pretas e sal e leve a geladeira em vidro fechado.

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
CERVEJA (100 % MALTE PILSEN)
COMO FAZER 25 LITROS DE CERVEJA PALE ALE (100% MALTE PILSEN)
Esta forma de preparo é uma receita já muito utilizada por diversos iniciantes na fabricação de cerveja. Ela foi testada e aprovada por diversas pessoas, portanto é uma forma mais garantida de começar. Com o tempo, você mesmo vai alterar alguma coisa ou incorporar outros conhecimentos adquiridos com suas leituras adicionais.Se você é daquelas pessoas que já pesquisaram muitas maneiras de fazer cerveja, com certeza algumas coisas que você verá aqui podem ser diferentes do que está escrito. Ressaltamos que é muito importante seguir as temperaturas e os tempos de cada parte do processo. Isso vai garantir o sucesso da sua primeira cerveja.
Você pode divulgar este método em outros sites, porém pedimos que sempre indiquem a origem dela.
A lista de equipamentos pode ser vista aqui;
INGREDIENTES
MALTE | OBS |
Malte Pilsen | 5,0 Kg |
Lúpulo Variedade MT Hood 4,6% Acido Alfa | 35 g |
Água para adicionar o malte | 18 L |
Água para Extração do Extrato Residual | 18 L |
Fermento Alta Fermentação cepa S-04 sachet (Prepare o fermento conforme instrução que acompanha embalagem na compra.) | 11,5g |
PREPARAÇÃO

- Moer os 5,0 kg de Malte. (Para tanto utilizar um moinho de disco, ou preferencialmente moinho de rolo recartilhado.)OU MOEDOR MANUAL / ELÉTRICO DE CARNE.
- Pesar 35 g de Lúpulo.
- Aquecer 18 litros de água até 68ºC em uma panela de inox ou alumínio.
- Preparar mais 18 litros de água em outra panela. Aquecer a mesma até 76ºC.
PROCESSO
A . MOSTURAÇÃO
- Adicionar o malte moído lentamente aos 18 litros de água a 68ºC agitando com uma colher de polietileno (não deixar formar grumos).
- No final a temperatura deve ficar próximo aos 65ºC.POR 1 HORA +/-.
- Descansar esta mistura durante 80 minutos com a panela tapada.
- (Se a temperatura baixar para 63ºC aquecer com uma boca do fogão, no fogo baixo, até a temperatura atingir os 65ºC-66ºC novamente.)
- (Toda a vez que se aquecer a mistura deve-se agitá-la, para obter uma leitura mais precisa no termômetro. Atingindo a temperatura, desligue novamente o fogo.)
- Após estes 80 minutos elevar a temperatura para 75ºC em 5 minutos sempre agitando com a colher. Não suba bruscamente a temperatura, vá fazendo com que ela atinja o novo patamar no tempo certo.
- Após 80 minutos elevar a temperatura para 76ºC em 5 minutos sempre agitando com a colher.
- Em 76ºC deixar descansando mais 10 minutos com a panela tampada.
B. FILTRAÇÃO
- Passar a Mostura (malte + Água) através de um Saco Branco Duplo (sacos de açucar que se utiliza para fazer pano de prato). Este saco deve estar bem limpo e esterilizado com água quente.
- Aqui poderá ser utilizada também uma PENEIRA GRANDE .
- Após ter filtrado o primeiro mosto, adicionar 18 litros de água a 76°C para extração do extrato residual sobre o malte moído que ficou retido no saco OU PENEIRA.
- Misturar tudo com o primeiro mosto.
- O volume final deverá ficar com uma densidade em torno de 1.044.
C . FERVURA DO MOSTO
- Levar o mosto "filtrado" a Fervura intensa em uma panela. (Pode ser a mesma utilizada na Mostura Inicial.)
- Quando iniciar a fervura adicionar o lúpulo.
- Ferver sempre intensamente durante os 90 Minutos.
- Após desligar o fogo verificar o volume do mosto na panela e determinar a densidade que devera ser em torno de 1,050.
- Após as medições de densidade e volume com auxilio da colher provocar uma agitação no mosto como se dissolve o açúcar na xícara de chá. Com boa intensidade até formar uma rede-moinho.
- Deixar descansar por 20 Minutos (Panela Tampada).
- Passar o mosto fervido de uma panela para outra ou direto para o fermentador começando a RETIRAR o mosto que está no nível superior da panela.
- No final vai ficar uma borra (trub) no fundo da panela que não deve ser RETIRada, e sim descartada. Se a agitação foi bem feita a borra deve ficar aglomerada no centro do fundo da panela.
![]()
D . RESFRIAMENTO
- O mosto límpido retirado por cima, deve ser resfriado através do sistema “Banho Maria” até uma temperatura de ca. 20 a 23ºC. Utilizar gelo para o resfriamento ser mais rápido.
- Obs. Poderá ser utilizado aqui também o sistema de resfriamento com serpentina.
- Quando estiver se aproximando a temperatura desejada, agitar bem com uma colher esterelizada para oxigenar o mosto.
- Adicionar o fermento preparado conforme instrução no recipiente que será utilizado para fermentar, e derramar o mosto resfriado sobre ele. Caso já tenha colocado o mosto já no fermentador adicionar o fermento por cima e homogenizar mosto + fermento.
E . FERMENTAÇÃO:
- O fermentador poderá ser um recipiente (bombona) de água mineral ou com balde plástico alimentício com tampa.
- Colocar uma tampa no fermentador e lacrar bem, no centro desta tampa fazer um furo justo para encaixar uma mangueira plástica fina, a outra extremidade colocar dentro de uma garrafa transparente com água ou álcool.
- (Outra opção é colocar um Airlock)
- As borbulhas que irão se formar nesta garrafa indicarão que a cerveja esta fermentando.
- O fermentador deverá ficar posicionado num lugar onde a temperatura ambiente seja em torno de 20 a 23ºC.
- Este tempo de fermentação normalmente é de 2 a 3 dias.
- Outra forma de saber se a fermentação chega ao fim é determinando a densidade que deverá ficar em torno de 1,010.
- Com temperaturas mais baixas o tempo de fermentação poderá levar mais dias.
F . MATURAÇÃO:
A maturação da cerveja pode ser feita de duas formas.
Na garrafa:
- Procedimento igual ao Barril utiliza-se garrafas de vidro tipo as garrafas normais para cerveja com bocal para rolha metálica. (Garrafas Long Neck, Patrícia). Tudo deve estar previamente bem lavado e esterelizado.
- Em cada 1 litro de cerveja colocar 5 gramas de açúcar.
- Extrair cerveja do fermentador novamente com mangueira pelo sistema sifão.
- Se o fermentador tiver uma torneira adaptar uma mangueira (previamente limpa e esterilizada) na saída da torneira.
- Colocar uma pequena quantidade e agitar para dissolver o açúcar, completar com cerveja até o nível. A mangueira deve ir até o fundo da garrafa para evitar espuma. Tampar bem as garrafas.
- Manter as garrafas na temperatura ambiente 20 ºC a 23 ºC até a garrafa piloto atingir uma pressão de 2,0 a 2,5Kg/ cm². Só então colocar as garrafas na geladeira a uma temperatura de 5ºC a 8 ºC durante 10 a 15 dias.
- A cerveja estará pronta para ser consumida.
CERVEJA CASEIRA - CERVEJA SEM ALCOOL
- 50 g de lúpulos
- 3 kg de açúcar
- 25 litros de água mineral
- 1 tablete de fermento biológico
Modo de Preparo
1.Ferva em uma panela com 1 litro de água o lúpulos e 1 kg de açúcar
2.Após iniciar a fervura, abaixar o fogo e ferver por mais 10 minutos somente
3.Acrescentar ao restante da água mineral que deve estar em um tambor plástico próprio para cozinha e com tampa, reservar
4.Caramelizar o restante do açúcar até obter a cor desejada
5.Acrescente um pouco de água fervida para formar uma calda e misturar no tambor ao restante dos ingredientes
6.Em seguida esfarelar o fermento e acrescentar ao líquido
7.Mexer bem e deixar repousar por 24 horas, antes de engarrafar
8.Para engarrafar deve higienizar garrafas pet ou outras que desejar
9.Peneirar com um pano higienizado e com auxilio de uma funil inicie o processo de engarrafamento
10.Após engarrafar deixar fora da geladeira por 3 dias antes de colocar para gelar
11.Aguardar uma semana para saborear

terça-feira, 4 de janeiro de 2011
SARDINHA EM CONSERVA

Ingredientes
2 Kg de sardinha
Sal e pimenta-do-reino
1 xícara de chá de AZEITE 1/2 xícara de chá de VINAGRE
1 COLHER DE SOPA RASA DE COLORAL OU AÇAFRÃO
1 CEBOLA EM RODELAS1 FOLHA DE LOURO
1 DENTE DE ALHO PICADO TAMANHO GRANDE
Modo de Preparo
Retire as escamas e corte as cabeças
das sardinhas. Faça um corte na barriga
suficiente para retirar as vísceras.
Lave-as muito bem e as deixe escorrer.
Tempere com sal e pimenta. COLOQUE EM UMA PANELA DE PRESSÃO O
AZEITE, O VINAGRE, O COLORAL, O SAL, LOGO
EM SEGUIDA AS CAMADAS DE SARDINHAS
ALTERNANDO COM AS RODELAS DE CEBOLA E POR
ÚLTIMO O ALHO. TAMPE A PANELA DE PRESSÃO E AO INICIAR A FERVURA DEIXE EM FOGO BAIXO POR +/- 15 MINUTOS.
NOTA:
CONSERVE EM GELADEIRA.

AMENDOIM JAPONÊS
ingredientes
Primeira calda:
1/2 xícara (chá) de água 1 colher (sopa rasa) de sal 1 colher (café) de bicarbonato de sódio - 1 xícara (chá) de açúcar refinado
1kg de amendoim cru com casca vermelha - 3 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
- Segunda calda:
- 1/2 copo (tipo americano) de molho de soja light (molho shoyu)
- 1/3 xícara (chá) de água
- 1 colher (sopa) de açúcar
- ½ colher (sopa) de manteiga
- ½ colher (chá) de glutamato monossódico
- ½ colher (chá) de sal
Modo de Prepaparo
calda
- Numa tigela coloque a água, o sal, o bicarbonato de sódio e o açúcar refinado e misture bem
- Reserve.
- Amendoim:
- Numa assadeira grande coloque o amendoim cru com casca vermelha e umedeça aos poucos com calda (reservada acima) até que fiquem bem úmidos
- Polvilhe aos poucos a farinha de trigo sobre os amendoins, coloque-os numa peneira e balance a peneira até retirar o excesso de farinha
- Repita este processo por mais 3 vezes (total de 4).
- Numa outra assadeira coloque os amendoins bem espalhados, leve ao forno moderado, preaquecido a 250°C até secar (cerca de 25 minutos), mexendo de vez em quando, para secar todos os lados
- Retire do forno, quando estiver levemente dourado e crocante
- Reserve.
- Segunda calda:
- Numa panela coloque o molho de soja light, a água, o açúcar, a manteiga, o glutamato monossódico e o sal e misture bem
- Leve ao fogo até ferver
- Coloque os amendoins (encapados e torrados) na panela misture e deixe no fogo até secar o fundo da panela
- Coloque os amendoins novamente na assadeira e espalhe bem
- Leve ao forno para secar, mexendo de vez em quando para secar por igual (cerca de 10 minutos)
- Retire do forno, espere esfriar e sirva
- NOTA
- Guardar em saco ou potes hermeticamente fechados.
- Para dar cor aos amendoins, substitua o molho de soja (shoyo) por:
-
-Amarelo: 1 colher (café) cheia de açafrão com 2 colheres (café) cheia de curry
- -Vermelho: 2 colheres (café) cheia de colorau e 1 colher (café) de pimenta caiena
-
-Verde: bata no liquidificador 1 xícara (chá) de água com ½ maço de salsinha e utilize 1/3 de xícara (chá) de água //Receita exibida em 30/07/10 no programa Mais Você na Rede Globo
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
MILHOPAN
INGREDIENTES
2 XÍCARAS DE FUBÁ
4 XÍCARAS DE ÁGUA
500 GRAMAS DE POLVILHO AZEDO
SAL
ÓLEO PARA FRITAR
MODO DE PREPARO
LEVE AO FOGO O FUBÁ COM A ÁGUA, ATÉ ENGROSSAR, TIRE DO FOGO DEIXE AMORNAR E ACRESCENTE O POLVILHO AZEDO E MISTURE BEM.
DEIXE AMORNAR E FAÇA ROLOS DE MASSA DE 3 CENTÍMETROS POR 15 CENTÍMETROS. FERVA ÁGUA E COLOQUE ESTES ROLOS DE MASSA E AO LEVANTAR FERVURA DEIXE POR MAIS 5 MINUTOS. COLOQUE EM UM PANO DE PRATO POLVILHADO COM FUBÁ PARA NÃO GRUDAR E DEIXE DE 4 À 24 HORAS PARA SECAR VIRANDO AS VEZES.( NA GELADEIRA ). CORTE ENTÃO EM RODELAS FINAS E ESPALHE PELO PANO DE PRATO, ALGUMAS PESSOAS COLOCAM NO SOL POR +/- 3 HORAS, OU TERMINAM DE SECAR EM FORNO , FRITE O MILHOPAN EM ÓLEO QUENTE. AO CRESCER RETIRE E ESCORRA E COLOQUE SAL.
NOTA:
GUARDE EM VIDRO FECHADO FRITO OU NÃO.
SE DESEJAR ACRESCENTE 6 COLHERES DE QUEIJO RALADO JUNTO COM O POLVILHO.
2 XÍCARAS DE FUBÁ
4 XÍCARAS DE ÁGUA
500 GRAMAS DE POLVILHO AZEDO
SAL
ÓLEO PARA FRITAR
MODO DE PREPARO
LEVE AO FOGO O FUBÁ COM A ÁGUA, ATÉ ENGROSSAR, TIRE DO FOGO DEIXE AMORNAR E ACRESCENTE O POLVILHO AZEDO E MISTURE BEM.
DEIXE AMORNAR E FAÇA ROLOS DE MASSA DE 3 CENTÍMETROS POR 15 CENTÍMETROS. FERVA ÁGUA E COLOQUE ESTES ROLOS DE MASSA E AO LEVANTAR FERVURA DEIXE POR MAIS 5 MINUTOS. COLOQUE EM UM PANO DE PRATO POLVILHADO COM FUBÁ PARA NÃO GRUDAR E DEIXE DE 4 À 24 HORAS PARA SECAR VIRANDO AS VEZES.( NA GELADEIRA ). CORTE ENTÃO EM RODELAS FINAS E ESPALHE PELO PANO DE PRATO, ALGUMAS PESSOAS COLOCAM NO SOL POR +/- 3 HORAS, OU TERMINAM DE SECAR EM FORNO , FRITE O MILHOPAN EM ÓLEO QUENTE. AO CRESCER RETIRE E ESCORRA E COLOQUE SAL.
NOTA:
GUARDE EM VIDRO FECHADO FRITO OU NÃO.
SE DESEJAR ACRESCENTE 6 COLHERES DE QUEIJO RALADO JUNTO COM O POLVILHO.
CAPUCCINO DIET
INGREDIENTES
1 LATA DE LEITE EM PÓ INSTANTÂNEO (DESNATADO OU INTEGRAL)
1 VIDRO DE ADOÇANTE TAL E QUAL OU AÇÚCAR
6 COLHERES DE SOPA DE CHOCOLATE EM PÓ
100 GRAMAS DE CAFÉ SOLÚVEL
1 COLHER DE CHÁ DE CANELA EM PÓ
1 COLHER DE CHÁ DE BICARBONATO SÓDIO
MODO DE PREPARO
MISTURE TUDO E PASSE PELA PENEIRA POR 3 VEZES.
GUARDE EM POTE DE VIDRO COM TAMPA NA GELADEIRA.
NOTA:
COLOQUE 1 OU2 COLHERES EM 1 COPO DE LEITE OU NO CAFÉ QUENTE.

CASQUINHA DE SORVETE
INGREDIENTES
4 COLHERES RASAS DE GLUCOSE DE MILHO
50 GRAMAS DE MARGARINA SEM SAL
100 GRAMAS DE AÇÚCAR
100 GRAMAS DE FARINHA DE TRIGO
MODO DE PREPARO
MISTURE EM UMA PANELA A GLUCOSE, A MARGARINA, O AÇÚCAR AQUEÇA ATÉ DERETER E CONTINUE MISTURANDO (FICA CREMOSO) , RETIRE DO FOGO E JUNTE A FARINHA DE TRIGO , MISTURE ESPERE ESFRIAR UM POUCO. COLOQUE EM UM MOLDE DE SUA PREFERÊNCIA APÓS ESTICAR A MASSA (EX.COPO PEQUENO DE VIDRO) UNTADO COM ÓLEO E LEVE AO FORNO PRÉ AQUECIDO ATÉ DOURAR (3 MINUTOS)
RETIRE DA FORMA AINDA QUENTE COM ESPÁTULA E COLOQUE A MASSA EM UM MOLDE EX: PIREX PEQUENO , E APERTE COM UM PANO ATÉ ESFRIAR E FICAR NO FORMATO.
CASO QUEBRE , RETORNE A MASSA PARA O FORNO QUENTE E REMODELE NOVAMENTE.
NOTA:
ASSE EM POUCA QUANTIDADE POR VEZ. ESCOLHA MOLDE DE SUA PREFERÊNCIA EX: MOLDE DO CANUDINHO DE CÔCO .
Assinar:
Postagens (Atom)