sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

VINHO FEITO EM CASA



             INGREDIENTES

         1 K UVA ROSADA
         OPCIONAL :    DE 30 á 50 gramas de açúcar


           MODO DE PREPARO

        Retire 1 K de  uvas do cacho, jogando fora quaisquer que não estejam maduras ou estejam estragadas., depois de lavar  as mãos, e certificar-se de que removeu todo o sabonete, esmiga-lhe as uvas numa grande bacia com sua mãos. Não adicione água. 
  


       Derrame a massa resultante — casca, sementes, polpa, sumo e tudo — numa garrafa de boca larga. (É o vinho seco, caso deseje o vinho suave , adicione  de  30g à 50g de açúcar E MISTURE.) 
    Coloque um saco de plástico sobre a boca da garrafa prenda-o firmemente ao gargalo com um  elástico.  Coloque a garrafa onde a temperatura permaneça entre 15,5 grau, e 26,6 graus centígrados, 23,8 graus C sendo a mais favorável.



       Com o tempo, começam a formar-se bolhas que, gradualmente, irão chegar à superfície da massa. As bolhas são evidência da fermentação. O sumo assumirá gradualmente sua cor caraterística. Talvez se forme, na superfície da massa, uma substância esbranquiçada. Não se preocupe com ela. Tudo está bem.
       Depois de 2  semanas, devia cessar a formação de bolhas. Agora pode abrir a garrafa e derramar o sumo numa grande bacia, filtrando-o por meio de um pano limpo. Esprema da massa o restante do líquido filtrado pelo pano. Agora coloque o vinho numa garrafa. Ainda será denso e conterá partículas. No entanto, poderia ser usado nessa ocasião, se necessário; Melhorará com o envelhecimento. 
             Assim, ponha de lado a garrafa bem fechada. Quanto mais envelhecer, tanto mais as partículas se depositarão no fundo.   Em 1 mês, o vinho deveria ter clareado consideravelmente. O sabor deve ter melhorado, e o vinho deve ter boa aparência. Mas, tome cuidado; se o vinho continuar a fermentar, a garrafa talvez estoure.           Se elas  ainda estiverem com espuma    continue  filtrando até que  fique  limpido , transparente......Ah  não se preocupe em abrir a garrafa e fazer de novo a clarificação(PASSAR POR FILTRO DE PAPEL),  quando  cessar completamente a fermentação estará  pronto para o descanso. que é de no minimo 1 mes...Isto acentuará  o sabor e a cor      O vinho está pronto para ser então escoado  para outra garrafa,     derramando o líquido com cuidado, sem passar a "borra" que se deposita no fundo da garrafa.    
      Este vinho feito em casa, um vinho seco, é conserconservado melhor sob refrigeração. Se não dispuser de um  refrigerador, certifique-se de selar bem a garrafa. 

     NOTA:
          NA PRIMEIRA ETAPA DO PROCESSO, AO COLOCAR AS UVAS AMASSADAS NA GARRAFA,  ALGUMAS PESSOAS ACRESCENTAM   5%  DO PESO DA UVA EM AÇÚCAR.
          EX: 100 K UVA _____      5 K AÇÚCAR
                   10 K UVA _____500 mg AÇÚCAR
                     1 K UVA______ 50 mg AÇÚCAR
          ALÉM DE AJUDAR NA FERMENTAÇÃO TORNA O SABOR MAIS AGRADÁVEL.


          Espumantes terão que ser envasadas,  antes que acabe o processo de ebolição,   filtrar bem  e  colocar rolha  com arame senão elas estouram e leve a geladeira e esqueça ela  lá por 3  meses. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário